A Comissão Europeia apresentou a 3 de julho a primeira lista concreta de Projetos Europeus de Defesa de Interesse Comum. São cinco. Portugal está em três deles.
Até agora, o discurso europeu sobre rearmamento vivia de grandes envelopes financeiros e de promessas de coordenação. Faltava a parte difícil: dizer o que, ao certo, seria construído em conjunto. Foi isso que Bruxelas fez. Nomeou os programas, atribuiu-lhes âmbito, estimou investimentos e identificou quem participa em quê.
Os valores anunciados impressionam. A ambição combinada dos cinco projetos aproxima-se dos 190 mil milhões de euros até 2036. O programa que lhes serve de base tem uma dotação de 1,5 mil milhões, com 325 milhões reservados para os pôr a andar. A distância entre estes dois números organiza tudo o que se segue.
O que Bruxelas pôs em cima da mesa
Os cinco projetos cobrem as áreas onde a defesa europeia se reconhece mais exposta. Drones e sistemas de contra-drone, o domínio que a guerra na Ucrânia transformou de curiosidade tecnológica em prioridade absoluta. Defesa marítima e dos fundos marinhos, por onde passam os cabos submarinos que transportam a maior parte do tráfego de dados e da energia do continente. Defesa antiaérea e antimísseis. Um escudo integrado que junta o domínio aéreo, marítimo e espacial. E o reforço do flanco leste, a fronteira que a guerra tornou o ponto mais sensível do mapa europeu.
A participação é ampla. Cada projeto reúne, em média, 18 Estados-membros. A Ucrânia entra em quatro dos cinco, sinal de que a integração da sua base industrial de defesa deixou o plano da hipótese e passou a fazer parte do desenho.
| Projeto | Âmbito | Investimento estimado | Horizonte |
|---|---|---|---|
| Decoder · Drones e Anti-Drones | Sistemas não tripulados e capacidade de contra-drone | 3,5 a 5 mil M€ | 2033 |
| IMSD · Defesa Marítima | Proteção de infraestrutura submarina, cabos e vigilância dos fundos marinhos | 43 a 72 mil M€ | 2045 |
| EU-FIAMD · Defesa Antiaérea | Interceção aérea e de mísseis | 55 a 80 mil M€ | 2040 |
| Escudo Integrado | Arquitetura aérea, marítima e espacial de deteção | Por definir | Longo prazo |
| Flanco Leste | Mobilidade militar e reforço da fronteira oriental | Por definir | Longo prazo |
Portugal aparece em três: drones e contra-drones, defesa marítima e defesa antiaérea. A escolha não é aleatória. São exatamente as áreas onde o país tem alguma base industrial instalada ou uma posição geográfica que pesa, sobretudo no domínio marítimo atlântico. Nos dois projetos onde não entra, o escudo espacial integrado e o flanco leste, faltam-lhe capacidade industrial relevante ou proximidade à ameaça que os justifica.
Andrius Kubilius, comissário da Defesa e Espaço, descreveu os projetos como iniciativas fundamentais para reforçar a prontidão da UE em matéria de defesa. Henna Virkkunen, vice-presidente executiva da Comissão, foi mais direta ao propósito: a Europa precisa de produzir mais em conjunto e investir na segurança.
O calendário depende agora do Conselho Europeu, que terá de aprovar formalmente cada projeto, fixando objetivos, países participantes e investimento previsto. Só depois dessa aprovação os projetos ficam elegíveis para financiamento do programa da indústria de defesa e, mais à frente, do futuro Fundo Europeu de Competitividade.
Onde acaba a ambição e começa o orçamento
Convém olhar para os números com alguma frieza. Os 190 mil milhões de euros são a soma das ambições de investimento dos cinco projetos ao longo de mais de uma década. Não são um orçamento. São uma estimativa do que estes programas poderiam mobilizar se todos os Estados participantes financiarem, através dos seus próprios cofres nacionais, a parte que lhes cabe.
O dinheiro que Bruxelas põe efetivamente em cima da mesa é outro. O programa europeu para a indústria de defesa tem 1,5 mil milhões. Os projetos comuns arrancam com 325 milhões. É uma fração mínima da ambição anunciada e é assim por desenho. Este dinheiro europeu não paga os mísseis nem os navios. Paga a coordenação: os estudos conjuntos, a normalização técnica, a criação das estruturas que permitem a vários países comprar a mesma coisa ao mesmo tempo.
Aqui está a distinção que separa uma leitura ingénua de uma leitura útil. Não é dinheiro novo. É coordenação. O valor real destes projetos não está no envelope europeu, que é pequeno, mas no efeito de agregação da procura. Quando 18 países se comprometem a comprar o mesmo sistema de defesa antiaérea, criam uma encomenda de escala que nenhum deles conseguiria sozinho. É essa escala que muda a economia da indústria, baixa o custo por unidade e dá às empresas da cadeia uma visibilidade de anos que hoje não existe.
A moldura financeira que rodeia estes projetos é mais larga do que os 325 milhões de arranque. Ao lado do programa de subvenções está o SAFE, o instrumento de 150 mil milhões de euros em empréstimos que a União montou em 2025 para os Estados financiarem aquisições conjuntas em condições vantajosas. Por baixo de tudo estão os orçamentos nacionais de defesa, que representam a esmagadora maioria do dinheiro que vai ser gasto. Os projetos comuns são o ponto onde estas três camadas se encontram: uma pequena verga de subvenções europeias, uma linha de crédito partilhada e a despesa soberana de cada país.
O risco é tão claro quanto a oportunidade. A moldura só vale se os orçamentos nacionais a preencherem. E a história recente da defesa europeia está cheia de programas conjuntos anunciados com pompa que definharam quando chegou a hora de cada país abrir a carteira. O caça franco-alemão-espanhol FCAS e o carro de combate MGCS arrastam-se há anos em disputas industriais sobre quem fica com que fatia do trabalho. Nada garante que estes cinco projetos escapem à mesma gravidade. O que muda, desta vez, é o contexto: uma guerra em curso na fronteira e uma dúvida real sobre a fiabilidade do aliado americano dão a Bruxelas uma urgência que faltava nas tentativas anteriores.
A cadeia por baixo dos mísseis
Para quem gere uma empresa em Portugal, a pergunta que importa é mais concreta. Que parte destes 190 mil milhões, ou dos números mais modestos que vierem a concretizar-se, pode acabar numa fatura emitida por uma empresa portuguesa?
A resposta começa num nome que deixou de ser desconhecido. A Tekever, empresa portuguesa de drones, tornou-se num dos fornecedores de referência da Ucrânia e atingiu avaliação de unicórnio a operar precisamente no domínio que o primeiro projeto europeu quer estruturar. É o caso mais visível, não o único. Mostra que uma empresa nascida em Portugal pode ocupar um lugar de topo numa cadeia de defesa europeia sem passar pelos grandes contratantes tradicionais, desde que chegue cedo e com tecnologia que os outros não têm.
No domínio marítimo, onde Portugal entra pela geografia antes de entrar pela indústria, o terreno é diferente. A construção e reparação naval militar, a vigilância de infraestrutura submarina e a proteção de cabos são áreas onde estaleiros como o West Sea, em Viana do Castelo, ou o Arsenal do Alfeite têm competência instalada. O Atlântico português é uma das rotas por onde passam os cabos que ligam a Europa às Américas e a África. Isso transforma a posição do país num ativo estratégico, não apenas numa linha no mapa.
Depois há a camada menos óbvia e provavelmente a mais acessível: a tecnologia de duplo uso. Software de comando e controlo, cibersegurança, sensores, ótica, materiais avançados, componentes eletrónicos. Empresas como a Critical Software, a EID ou a EDISOFT já operam nesta zona cinzenta entre o civil e o militar. É aqui que uma PME tecnológica sem qualquer tradição em defesa pode encontrar uma porta de entrada, fornecendo um subsistema ou um serviço a um integrador maior. Pense numa empresa de Aveiro que desenvolve visão computacional para agricultura de precisão. A mesma competência que deteta uma doença numa vinha a partir de imagem aérea serve para identificar um alvo num fluxo de vídeo de drone. A tecnologia é a mesma. Muda o cliente.
Há ainda a conta que se aproxima em casa. Portugal comprometeu-se, como os restantes aliados, a subir a despesa em defesa. O caminho para os 2 por cento do PIB e a pressão para ir bem além disso significam vários milhares de milhões de euros adicionais a entrar no setor ao longo da próxima década. Parte será gasta em equipamento comprado no estrangeiro. Outra parte, se houver estratégia industrial, pode ancorar capacidade produtiva no país. A diferença entre um cenário e o outro decide-se agora, na forma como Portugal negocia a sua participação nestes projetos e exige contrapartidas industriais para o dinheiro que vai gastar.
O que isto significa para a sua empresa
Se a sua empresa opera em tecnologia, engenharia, software, materiais, ótica, logística ou manutenção industrial, vale a atenção ao que se está a montar. Não porque haja um contrato à espera, mas porque a base industrial de defesa europeia vai crescer durante anos e as cadeias de fornecimento estão a ser desenhadas agora. Quem entra cedo numa cadeia destas, ainda na fase de qualificação e normalização, fica com uma vantagem que dificilmente se recupera mais tarde.
Há três coisas concretas que fazem sentido fazer. A primeira é perceber se algum produto ou competência da empresa tem aplicação de duplo uso, mesmo que hoje sirva apenas o mercado civil. A segunda é mapear quem são os integradores nacionais e europeus que vão concorrer a estes programas, porque é através deles que a maioria das oportunidades chega, não diretamente de Bruxelas. A terceira é acompanhar os avisos do programa da indústria de defesa e dos instrumentos nacionais que vão canalizar o aumento da despesa militar, porque o financiamento público que acompanha esta expansão não se resume à compra de equipamento e cobre também investigação, qualificação e capacidade produtiva.
Vale também um aviso. A defesa é um setor de ciclos longos, exigências de certificação pesadas e barreiras de entrada reais. Não é um mercado para entrar à pressa nem para quem procura receita rápida. As empresas que vão capturar valor desta vaga são as que começarem a posicionar-se com método, a construir credenciais e parcerias antes de existir concurso e a tratar a qualificação como um investimento de médio prazo.
A leitura de fundo é esta. O anúncio de 3 de julho não resolve o problema de defesa da Europa. A distância entre os 190 mil milhões de ambição e os 1,5 mil milhões orçamentados lembra que muito disto ainda é intenção por confirmar. Mas a direção está traçada e é estrutural, não conjuntural. A Europa vai gastar mais em defesa durante a próxima década, vai tentar gastar em conjunto e vai querer que uma parte crescente desse dinheiro fique na sua própria indústria. Para as empresas portuguesas com as competências certas, esta é uma das poucas janelas de política industrial verdadeiramente novas a abrir-se no país em muitos anos. Ignorá-la seria um erro caro.
Comentários, correções ou contrapontos são bem-vindos: [email protected]