Em abril de 2026, as fontes renováveis responderam por 77% de toda a eletricidade produzida em Portugal. É o registo mais alto alguma vez medido para um mês de abril no sistema elétrico nacional e coloca o país na terceira posição europeia em peso renovável na produção elétrica, atrás apenas da Noruega e da Dinamarca.
Os dados são da Redes Energéticas Nacionais (REN). Ao longo do mês, registaram-se 87 horas em que a totalidade do consumo elétrico do país foi assegurada em exclusivo por fontes renováveis, sem recurso a gás natural ou a qualquer outra fonte fóssil. O preço médio da eletricidade no mercado ibérico ficou 40% abaixo do valor do mesmo período em 2025.
Três números, três histórias diferentes. A percentagem diz o que foi produzido. As horas dizem o que ficou tecnicamente provado. O preço diz o que os gestores precisam de interpretar com cuidado antes de tirar conclusões precipitadas sobre a estrutura de custos das suas empresas.
Terceiros na Europa, com ressalva
A Noruega gera cerca de 90% da sua eletricidade a partir de hídrica. É um facto estrutural, não uma conquista recente: a geologia do país e o regime de precipitação fazem da hidroeletricidade a fonte natural de base, independentemente das políticas energéticas da última década. A Dinamarca combina eólica offshore com uma rede de interligação profunda com os países nórdicos, o que lhe permite exportar excedentes quando produz a mais e importar quando a geração cai. São sistemas com condições estruturais que Portugal não partilha.
Portugal chegou a 77% por um caminho diferente: uma conjunção de solar fotovoltaico, eólica onshore e hídrica, num mês em que as três condições foram favoráveis em simultâneo. Houve precipitação suficiente para manter as albufeiras com reservas acima do normal, vento consistente nas regiões de maior produção eólica e radiação solar acima da média para a época. Quando os três ingredientes estão presentes ao mesmo tempo, o sistema elétrico português consegue este resultado.
O problema é que os três ingredientes raramente coincidem com esta duração. Em 2023, Portugal atravessou um dos períodos de seca mais severos das últimas décadas, com albufeiras abaixo dos 30% da capacidade durante vários meses consecutivos. A produção hídrica colapsou e a dependência do gás natural para geração elétrica disparou. O número de abril de 2026 não apaga essa memória e não garante que o padrão se repita no próximo ano.
Isto não desvaloriza o resultado. Setenta e sete por cento de renováveis num mês inteiro é real e relevante. A ressalva é sobre o que se conclui a partir dele: Portugal tem hoje uma capacidade instalada que, em condições favoráveis, produz energia quase sem emissões. O que ainda não tem é a resiliência de sistemas que conseguem esse resultado independentemente das condições meteorológicas do mês anterior.
O que as 87 horas provam
Setenta e sete por cento como média mensal é um número agregado. As 87 horas de cobertura total têm natureza diferente: provam que a capacidade instalada atual já consegue, em momentos específicos, alimentar a totalidade da procura nacional sem recorrer a combustíveis fósseis.
É uma afirmação que, cinco anos atrás, seria improvável para Portugal. Em 2021, registaram-se dias pontuais com produção 100% renovável, mas em número muito reduzido e com períodos de cobertura breve. Chegar a 87 horas num único mês é uma mudança de escala que reflete os investimentos feitos na última década em solar fotovoltaico e na expansão da capacidade eólica onshore.
A gestão de uma rede elétrica com esta penetração renovável é tecnicamente mais exigente do que a de uma rede assente em geração de base firme. O solar produz zero a partir do crepúsculo. A eólica para quando o vento cede. A hídrica está sujeita às albufeiras, que dependem da precipitação acumulada ao longo dos meses anteriores. O sistema tem de equilibrar oferta e procura segundo a segundo, e quando a geração renovável desce abruptamente, a resposta vem de centrais a gás, de importação via Espanha ou de sistemas de armazenamento ainda em escala relativamente reduzida em Portugal.
As 87 horas mostram que Portugal já sabe operar sem emissões quando as condições permitem. O que ainda está em aberto é a gestão eficiente de períodos prolongados em que essas condições não se verificam: os chamados "dark doldrums", períodos de pouca luz solar e pouco vento que chegam tipicamente no inverno. Esse é o próximo teste real do sistema.
Quarenta por cento mais barato: para quem?
Esta é a questão que mais importa a um gestor ou a um CFO. E a resposta não é tão direta quanto o número sugere.
Uma descida de 40% no preço médio da eletricidade face ao mesmo período do ano anterior é um movimento de escala pouco comum no mercado energético ibérico. Para contextualizar: a energia elétrica representa, dependendo da intensidade dos processos, entre 5% e 30% dos custos totais de produção em empresas industriais. Em setores como a cerâmica, o vidro, o papel e a fundição, a percentagem é ainda mais elevada. Uma descida de 40% nesse componente de custo traduz-se, em teoria, numa melhoria operacional de dimensão imediata e visível nas margens.
A prática é mais complicada. A maioria das empresas de média e grande dimensão não compra eletricidade ao preço spot do mercado ibérico (MIBEL) em tempo real. Operam com contratos de fornecimento com preços fixos, com períodos de vigência semestral ou anual, ou com instrumentos de cobertura de risco que as protegem da volatilidade mas que também as isolam das descidas. Uma empresa que fechou o seu contrato de energia em outubro de 2025 para o período 2026 não beneficiou automaticamente do preço de abril.
As empresas que sentiram a diferença nas faturas são as que têm contratos indexados ao mercado ou que operam em regime de mercado livre sem fixação de preço. No tecido empresarial português, essas representam uma minoria, com maior concentração nos grandes consumidores industriais e nas empresas com departamentos de gestão de energia estruturados.
| Tipo de contrato | Exposição ao preço spot | Beneficiou da descida de abril? |
|---|---|---|
| Preço fixo anual ou semestral | Nenhuma | Não |
| Indexado ao mercado com teto | Parcial | Parcialmente |
| Mercado livre sem cobertura | Total | Sim, de forma imediata |
| PPA (Acordo de Compra de Energia) | Variável | Depende dos termos contratuais |
| Tarifa regulada (pequenas empresas) | Indireta | Com desfasamento de meses |
Para as PME com tarifas reguladas, o impacto é real mas desfasado: os preços regulados são revistos periodicamente com base nas condições de mercado dos trimestres anteriores. Uma descida expressiva em abril pode traduzir-se numa redução tarifária para PME apenas nos meses seguintes, e ainda assim amortecida pelo modelo de cálculo regulatório. Não é um benefício imediato, mas é real.
Há também um elemento de mercado que importa ter em conta. O preço baixo de abril de 2026 não acontece no vácuo: reflete um momento de capacidade renovável elevada, procura moderada e normalização progressiva dos mercados energéticos europeus após os choques de 2022 e 2023. Se a procura industrial europeia recuperar com vigor no segundo semestre, ou se um verão seco reduzir a produção hídrica em Portugal e Espanha, o preço pode voltar a subir com rapidez.
A volatilidade que abril não mostra
O número de abril de 2026 é real e é positivo. É também o melhor resultado num mês de abril em Portugal. Mas a história recente do mercado elétrico ibérico é uma história de volatilidade elevada, não de estabilidade crescente.
Em 2022, durante a crise energética europeia agravada pela invasão da Ucrânia, os preços da eletricidade no MIBEL atingiram máximos históricos. Portugal e Espanha obtiveram da Comissão Europeia uma exceção temporária que limitou o custo do gás usado na geração elétrica, o chamado mecanismo ibérico. Mesmo com esse mecanismo ativo, os preços foram suficientemente elevados para pressionar as margens de empresas energo-intensivas durante meses seguidos.
Em 2023, a seca longa e severa comprimiu a produção hídrica durante quase todo o segundo semestre. Em períodos de défice hídrico, Portugal passa de exportador líquido de eletricidade para importador, o que inverte a dinâmica de preços. O mesmo sistema que produz energia renovável barata em abril pode produzir energia cara importada em agosto de um ano seco. São dois lados do mesmo sistema.
Para as empresas com consumo elétrico relevante, esta volatilidade tem uma implicação direta na gestão financeira: o custo da energia é um passivo com risco, não uma rubrica estável. As que tratam a fatura de eletricidade como custo fixo implícito, sem gerir ativamente a exposição ao mercado, estão a assumir um risco que não quantificam. Em anos de abundância renovável, esse risco não se materializa. Em anos de seca ou de choque externo, materializa-se de forma concentrada.
A volatilidade funciona nos dois sentidos. Quando os preços são baixos, quem está no mercado livre ou renegociou o contrato no momento certo captura vantagem competitiva face a concorrentes com custos energéticos mais altos. A questão, para qualquer gestor, não é eliminar a exposição ao mercado. É geri-la com intencionalidade, sabendo em que posição está e por que razão.
O que fazer com esta informação
Para a maioria das PME, a percentagem de renováveis na rede elétrica nacional é uma notícia de contexto, não um dado operacional imediato. O que tem impacto operacional é o preço da eletricidade e a forma como a empresa se posiciona face a esse preço. E há decisões concretas que podem ser tomadas agora, enquanto o mercado é favorável.
A primeira é rever o contrato de energia. Se o acordo de fornecimento vence nos próximos seis a doze meses, o momento atual é propício para renegociar ou mudar de regime tarifário. Fixar preço num período de mercado baixo é uma das formas mais diretas de capturar valor a partir de condições favoráveis. Empresas que renovaram contratos em 2022, em período de preços máximos históricos, sofreram durante dois a três anos os custos dessa decisão. O timing importa, e o timing agora é favorável.
A segunda é avaliar a elegibilidade para um PPA (Power Purchase Agreement). Este instrumento, que permite adquirir energia diretamente de um produtor renovável a preço fixo por períodos de 5 a 15 anos, tornou-se mais acessível em Portugal nos últimos dois anos. Há mais projetos solares e eólicos a disponibilizar capacidade para novos contratos e o custo de entrada reduziu-se à medida que o mercado amadureceu. Para empresas com consumo elétrico anual superior a 1 GWh e perfil de consumo estável, a avaliação vale o esforço.
A terceira é calcular o custo de energia por unidade produzida com precisão. Muitas empresas sabem o total anual da fatura de eletricidade, mas não sabem qual é o custo de energia por tonelada produzida, por hora de operação ou por unidade de serviço prestado. Esse indicador é o que permite comparar o impacto de diferentes cenários de preço, negociar contratos com informação real e identificar onde a eficiência energética liberta margem. É também o que diferencia uma empresa que reage a preços de uma que os antecipa.
Por último, importa não confundir um bom mês com uma tendência estrutural. Abril de 2026 foi um mês excecional. O sistema elétrico português tem capacidade renovável real e crescente, mas também tem dependência meteorológica estrutural que não desapareceu. Decisões de investimento ou de localização industrial que dependam da estabilidade dos custos energéticos devem ser avaliadas com base em séries históricas de pelo menos três a cinco anos, não num único mês de bom desempenho.
A transição energética portuguesa avança, a um ritmo que surpreende quem a acompanhava há cinco anos. Para as empresas, o que esse avanço oferece não é certeza sobre preços futuros. É uma janela de oportunidade para rever posições enquanto o mercado é favorável e para construir uma exposição ao custo energético que seja deliberada, não acidental.
Comentários, correções ou contrapontos são bem-vindos: [email protected]